Fanfarra da Apae Curitiba se apresenta junto ao Cindacta II em comemoração aos 42 anos da instituição
Juntos, os grupos trouxeram dois clássicos ao público: a Nona Sinfonia de Beethoven e We Will Rock You.
Desde 25 de outubro, pessoas com deficiência (PcDs) e idosos podem acessar a versão digital da credencial de estacionamento em vagas exclusivas, disponível no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). Anteriormente, o documento era emitido por órgãos estaduais e municipais, exigindo uma versão impressa para ser exibida no painel do veículo. Com a nova medida, a credencial digital é válida em todo o território brasileiro.
Essa iniciativa, fruto da colaboração entre a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) e o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), está alinhada à Estratégia Federal de Governo Digital 2024-2027, que busca simplificar e tornar mais acessíveis os serviços públicos. Com essa mudança, estima-se que aproximadamente 3,4 milhões de PcDs cadastradas no Registro de Referência da Pessoa com Deficiência sejam beneficiadas. O novo documento terá validade vitalícia para os idosos e permanecerá ativo para as PcDs enquanto estiverem registradas na base de dados.
Todo o processo de emissão é realizado online, eliminando a necessidade de deslocamentos. Os beneficiários têm a opção de utilizar a versão digital diretamente no app CDT ou imprimir o documento por meio do Portal da Senatran. Além disso, a credencial digital pode ser vinculada a um único veículo, com a flexibilidade de ser alterada sempre que necessário, permitindo que o usuário cadastre o carro que estiver utilizando no momento.
Os agentes de trânsito e policiais têm acesso a um aplicativo que permite verificar a validade da credencial digital, utilizando o QR Code ou a placa do veículo estacionado. Em caso de uso indevido, as penalidades são severas: a infração é classificada como gravíssima, resultando na adição de 7 pontos à CNH e em uma multa de R$ 293,47, além da remoção do veículo, de acordo com as diretrizes do Ministério dos Transportes.
A Apae Curitiba, comprometida com a inclusão e o apoio às pessoas com deficiência, apoia essa iniciativa e destaca a importância de medidas que visam garantir os direitos e a autonomia de seus atendidos. Essa mudança é um passo significativo para assegurar que todas as pessoas, independentemente de suas condições, tenham acesso a recursos que promovam sua mobilidade e inclusão na sociedade.
Para saber tudo sobre Deficiência Intelectual, Síndromes e Transtornos, siga a Apae Curitiba no Facebook e Instagram.
A Apae de Curitiba precisa da sua ajuda. Hoje a instituição atende quase 474 estudantes em cinco escolas, oferecendo saúde e assistência social. São realizados, em média, 40 mil atendimentos terapêuticos por ano e 3,4 mil por mês. Por ser uma instituição sem fins lucrativos precisa de apoio da sociedade. O ambiente precisa de reformas e para isso, que tal doar para a Apae Curitiba e apoiar a causa da pessoa com deficiência intelectual ou múltipla? É muito fácil, clique AQUI e saiba mais!
Juntos, os grupos trouxeram dois clássicos ao público: a Nona Sinfonia de Beethoven e We Will Rock You.
Evento destaca criatividade e sustentabilidade em jogos e brinquedos feitos de materiais recicláveis, promovendo aprendizado e integração.
A ação deve beneficiar cerca de 3,4 milhões de PcDs, de acordo com o Ministério dos Transportes.
Descubra como a Escola CEDAE aborda a interação social e a adaptação de crianças autistas, utilizando estratégias focadas na atenção e concentração.
Evento reforça a importância do apoio comunitário para manter serviços essenciais da instituição.
Atividades lúdicas e performances celebram ritmos e artistas que marcaram a MPB.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Os modelos de todas as fotos deste site são personagens reais. Agradecemos aos estudantes, familiares, profissionais e colaboradores da Apae Curitiba por fazerem parte da história da instituição.