Apae Curitiba celebra o Dia Internacional da Síndrome de Down destacando desafios enfrentados por mulheres e suas famílias
Conheça a história de Hipólita e Julinha e descubra como apoiar meninas com síndrome de Down na puberdade.
Na última terça-feira (11), Eduardo Feichas Szpunar, Gerente de Desenvolvimento Institucional da Apae Curitiba, assumiu a presidência do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comtiba). Sua nomeação reforça o compromisso com a defesa e garantia dos direitos das crianças e adolescentes.
O Comtiba é um conselho paritário composto por 18 membros: nove representantes do governo, indicados pelo prefeito, e nove da sociedade civil, eleitos entre as organizações cadastradas. A gestão segue um sistema de alternância: no primeiro ano, a presidência cabe a um representante governamental (geralmente da Fundação de Ação Social – FAS), enquanto a sociedade civil ocupa a vice-presidência. No ano seguinte, os papéis se invertem. Dentro dessa dinâmica, Eduardo Szpunar, que ocupou a vice-presidência em 2024, assumiu agora a presidência do Conselho.
O presidente do Comtiba possui diversas responsabilidades, como a representação legal e institucional do órgão, a condução das reuniões e a definição das pautas das sessões plenárias, em conjunto com o vice-presidente.
“Como presidente busco ouvir as demandas da sociedade e, notadamente, da sociedade civil que trabalha no âmbito da política da criança e do adolescente, propiciando o debate acerca de políticas públicas”, afirmou Eduardo.
Ele destacou ainda que a presença da Apae Curitiba na presidência do Conselho reconhece a relevância da instituição para a sociedade e seu papel significativo na construção e efetivação de direitos. “Revela-se um marco em um momento de transformação da Apae Curitiba, com a organização assumindo o protagonismo em discussões relevantes para a sociedade, principalmente no que diz respeito à criança e ao adolescente, bem como à pessoa com deficiência”, acrescentou.
Priscila Antunes, Relações Institucionais e Advocacy da Apae Curitiba, também integra o Comtiba como conselheira. Neste cargo, junto aos demais conselheiros, ela participa da elaboração de normas gerais da política municipal de atendimento aos direitos da criança e do adolescente, de acordo com as linhas de ação e diretrizes estabelecidas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
“Este é um momento histórico para a Apae Curitiba, pois representa a primeira vez que conquistamos representatividade no Conselho”, destacou Priscila. Dessa forma, os representantes da Apae Curitiba no Comtiba esperam contribuir para uma gestão coesa, ética e transparente em 2025, ampliando o impacto da instituição e fortalecendo seu reconhecimento na sociedade.
Para saber tudo sobre Deficiência Intelectual, Síndromes e Transtornos, siga a Apae Curitiba no Facebook e Instagram.
Já pensou em doar algumas horas da sua semana para ajudar aqueles que necessitam? A Apae Curitiba precisa de você. Ser voluntário é uma atividade prazerosa e com espírito de equipe você contribui para o fortalecimento da organização na sociedade. Ficou interessado? Clique AQUI. Será um prazer ter você junto conosco, na causa da pessoa com deficiência intelectual.
Conheça a história de Hipólita e Julinha e descubra como apoiar meninas com síndrome de Down na puberdade.
Desinformação e estereótipos ainda dificultam a inclusão; veja o que é mito e o que é realidade.
Entenda o que é a hipotonia muscular, conheça suas causas, tipos e as opções de tratamento para essa condição, que afeta pessoas com síndrome de Down e também indivíduos com autismo.
Projeto incentiva sustentabilidade, autonomia e conscientização sobre os cuidados com a natureza.
Abandonar estereótipos, usar termos adequados, rever discursos e buscar informação são atitudes simples que promovem uma sociedade mais inclusiva e respeitosa para as pessoas com deficiência.
O recurso será destinado para a manutenção das atividades da instituição.
Os modelos de todas as fotos deste site são personagens reais. Agradecemos aos estudantes, familiares, profissionais e colaboradores da Apae Curitiba por fazerem parte da história da instituição.