Apae Curitiba celebra 62 anos de dedicação e inclusão às pessoas com deficiência intelectual e múltipla
Escolas organizam atividades especiais para comemorar a trajetória da instituição.
Na tarde de ontem (16), os estudantes da Escola de Integração e Treinamento do Adulto (CITA), da Apae Curitiba, tiveram a oportunidade de assistir à peça “Eu e Meus Bichos”, apresentada pelo coletivo Tupi Pererê. Sob o comando do multiartista Guga Cidral, a peça trouxe à vida animais recortados em papel, com uma simples tesoura e muita criatividade, levando os estudantes e professores a uma viagem de imaginação e fantasia.
Com elementos de arte, poesia, teatro de formas animadas e música, Cidral encantou os alunos ao transformar um dos espaços da escola em um universo mágico. O artista, que é também músico e professor, contou que a peça surgiu a partir de sua longa trajetória contando histórias para crianças. “Eu fui guardando essas histórias dos bichos, da gata, do sapo, do peixe, do passarinho, e aí tive a ideia de trazer tudo isso para o teatro, a música e a brincadeira”, explicou.
A interação com os estudantes foi parte fundamental do espetáculo, já que a proposta é envolver o público de forma lúdica e criativa. ‘’Vir para a Apae fazer isso tem outro gosto, tem outro sentido. Porque esses alunos, eles olham além, eles enxergam como nós, os artistas, a possibilidade que isso tem para além da cena”, afirmou Guga Cidral, ressaltando a importância do público na construção da narrativa.
O espetáculo faz parte da Mostra Espetacular, um projeto internacional de artes voltado especialmente para crianças, que acontece anualmente em setembro. Kamila Martins, produtora das ações formativas do evento, destacou a participação de artistas de diversos países como Alemanha e Inglaterra.
“Dentro da programação, todos os dias temos a exposição ‘Magote’, que está em cartaz na Caixa Cultural e é totalmente gratuita. Basta comparecer até o dia 22”, informou. Ela também ressaltou o apoio recebido neste ano: “Contamos com o incentivo municipal da Fundação Cultural de Curitiba, além de patrocinadores e outros apoiadores que tornam o projeto possível’’.
Esta é a 8ª edição da Mostra Espetacular, um projeto que oferece ao público curitibano 20 atrações artísticas, dez atividades formativas e diversos encontros em vários espaços da cidade. Para conferir a programação completa e mais detalhes sobre o evento, clique aqui.
Para saber tudo sobre Deficiência Intelectual, Síndromes e Transtornos, siga a Apae Curitiba no Facebook e Instagram.
A Escola de Integração e Treinamento do Adulto atende adolescentes e adultos a partir dos 16 anos, com o objetivo de promover o desenvolvimento integral dos alunos. Através de recursos que estimulam a formação de hábitos, atitudes, e habilidades perceptuais e manuais, a escola busca proporcionar um crescimento pleno.
Conheça a escola clicando AQUI.
Endereço: Rua Orlando Peruci, 1472 – Butiatuvinha, Curitiba – PR
Contato: (41) 3155-7955
Escolas organizam atividades especiais para comemorar a trajetória da instituição.
O evento acontece amanhã (05), das 11h às 17h, na Rua Alferes ngelo Sampaio, 1597 – Batel, e promete atividades variadas e comidas deliciosas.
Evento oferece peças de marcas a preços acessíveis e arrecada fundos para os serviços prestados pela Apae Curitiba.
Cinco acolhidos da instituição atuarão como coletores de justificativas e coordenadores de acessibilidade nos locais de votação.
A ação, realizada pela Apae de Curitiba, não só oferece ótimas oportunidades de compra, mas também contribui diretamente para projetos de assistência e educação voltados às pessoas com deficiência intelectual e múltipla.
Os alunos tiveram a oportunidade de aprender sobre prevenção de acidentes e conhecer de perto o trabalho dos bombeiros.
Os modelos de todas as fotos deste site são personagens reais. Agradecemos aos estudantes, familiares, profissionais e colaboradores da Apae Curitiba por fazerem parte da história da instituição.