Apae Curitiba celebra 62 anos de dedicação e inclusão às pessoas com deficiência intelectual e múltipla
Escolas organizam atividades especiais para comemorar a trajetória da instituição.
Nos dias 4 e 5 de setembro, os estudantes da Escola Luan Muller participaram da campanha de vacinação contra a gripe (Influenza), aplicada pela equipe de saúde da UBS Campina do Siqueira. Além da vacina contra a gripe, os profissionais de saúde também aplicaram a vacina Tríplice Bacteriana (DTP-A) nos professores, garantindo proteção contra difteria, tétano e coqueluche.
A enfermeira Izabela da Silva Nascimento, destacou a urgência em vacinar os professores, dado o recente aumento de casos de coqueluche. “Estamos priorizando os educadores, pois estão em contato direto com crianças, o que potencializa a exposição e disseminação da doença”, afirmou. Somente no Paraná, foram registrados 249 casos de coqueluche em 2024, de acordo com a Prefeitura de Curitiba, com idades variando entre 26 dias e 83 anos. O último surto significativo havia ocorrido em 2020.
De acordo com a determinação do Ministério da Saúde, a vacina DTP-A está sendo ofertada também a gestantes, profissionais da saúde e educadores que atuam diretamente com crianças de até seis anos. Já a vacina da gripe é indicada anualmente para todas as pessoas a partir dos seis meses. A vacinação está disponível nas 108 unidades básicas de saúde da capital.
A profissional de saúde Izabela, que acompanha as campanhas de vacinação, alerta sobre o número crescente de crianças com a carteira de vacinação incompleta, o que aumenta os riscos de contágio em ambientes como escolas. “É preocupante ver tantas crianças desprotegidas. A vacina é uma forma de prevenir complicações graves, e os pais precisam se conscientizar da importância de vacinar seus filhos, mesmo que cause um desconforto temporário”, enfatizou.
Izabela destacou também o impacto positivo da vacinação em escolas, onde um maior número de alunos pode ser imunizado de forma rápida e eficiente. “Muitos pais têm dificuldade de tempo, então, levar a vacina até a escola facilita muito. Anualmente, firmamos esses convênios para garantir que mais crianças estejam protegidas”, explicou. Para saber mais detalhes sobre a vacinação, sintomas e prevenções, acesse AQUI.
Para saber tudo sobre Deficiência Intelectual, Síndromes e Transtornos, siga a Apae Curitiba no Facebook e Instagram.
A Escola Luan Muller, atende o Ensino Fundamental na Modalidade Educação Especial, na faixa etária de 6 a 16 anos com deficiência intelectual e múltiplas. No espaço educacional, o trabalho é voltado para a construção da autonomia e da autoestima, através de atividades das áreas do desenvolvimento e conhecimento, necessárias no processo de alfabetização, dentro dos conteúdos da base Curricular Nacional e da proposta pedagógica “Desafios do Aprender.” Conheça as escolas clicando AQUI.
Endereço: Rua Prof. João Argemiro Loyola, 220 – Seminário, Curitiba – PR
Contato: (41) 3244-9166
Escolas organizam atividades especiais para comemorar a trajetória da instituição.
O evento acontece amanhã (05), das 11h às 17h, na Rua Alferes ngelo Sampaio, 1597 – Batel, e promete atividades variadas e comidas deliciosas.
Evento oferece peças de marcas a preços acessíveis e arrecada fundos para os serviços prestados pela Apae Curitiba.
Cinco acolhidos da instituição atuarão como coletores de justificativas e coordenadores de acessibilidade nos locais de votação.
A ação, realizada pela Apae de Curitiba, não só oferece ótimas oportunidades de compra, mas também contribui diretamente para projetos de assistência e educação voltados às pessoas com deficiência intelectual e múltipla.
Os alunos tiveram a oportunidade de aprender sobre prevenção de acidentes e conhecer de perto o trabalho dos bombeiros.
Os modelos de todas as fotos deste site são personagens reais. Agradecemos aos estudantes, familiares, profissionais e colaboradores da Apae Curitiba por fazerem parte da história da instituição.