Histórias de lutas e superação que encantam!

A Ximena nasceu no Chile e mora no Brasil há mais de 20 anos. É mãe de três filhos e dois deles, Rodrigo e da Lucélia, são estudantes da Escola Agrícola Henriette Morineau Ensino Fundamental na Modalidade Educação Especial. Ela nos contou uma linda história de superações, amor e, principalmente, companheirismo.

“O Rodrigo teve meningite com 3 anos e foi a doença que o deixou com sequelas. Eu tive que ensinar ele tudo novamente. Quando ele teve idade suficiente pra ir na escola, fiz tudo o que era necessário com tratamentos e profissionais especializados.

Ele conseguiu coordenação motora por meio das aulas de natação que teve ainda na infância, a partir disso ele desenvolveu a pintura, pintando telas, toca instrumentos musicais, de sopro e teclado também.

Eu sempre percebi o esforço e disciplina dele em querer aprender coisas novas e comecei a ajudá-lo nisso. Comprei um teclado pra ele e mesmo sem nunca fazer aula, ele persistiu e aprendeu.

Hoje ele viaja com a fanfarra da APAE para fazer apresentações e ele adora. E eu, eu só não viajo junto, mas todas as ações da APAE que eu posso participar, estou presente.
Já com a Lucélia, o encontro aconteceu faz uns 10 anos. Quando o Rodrigo veio para Santa Felicidade, ela e o Rodrigo se apaixonaram, ficaram de ‘namorico’ e por conta disso ela ia todo o final de semana lá para a minha casa.

Até então, a Lucélia morava com a mãe e os irmãos. Depois de um tempo percebemos que o melhor que poderia ser feito era que ela viesse morar em casa para que eu pudesse cuidar dos dois.

Quando tomamos essa decisão me chamaram de doida, mas o que eu poderia fazer se eles são dois anjos que vieram aqui para me ajudar. Eles são a minha vida! Hoje a minha vida é mais completa, é muito mais feliz vivendo com os dois.”

VEJA TAMBÉM

APAE ADM

(41) 3322-9339

R. Alferes Ângelo Sampaio, 1597
Batel - 80420-160

apaecuritiba

APAE
APAE AMIGO DO SURDO
APAE